JORNALISTA JORGE CASTRO

Início » Uncategorized » O ARGUMENTO É A RESPOSTA A CRITICA

O ARGUMENTO É A RESPOSTA A CRITICA

PH00646     Por ser um setor da sociedade onde se discutem as necessidades do homem, de forma argumentativa e discursiva, onde são levados em consideração os anseios comuns a todos, a esfera pública torna-se um instrumento produtor de ideias que são analisadas pelos vários grupos sociais. O melhor argumento sobrepõe-se aos interesses individuais dos participantes e, consequentemente, é transformado em discurso de debate com o conhecimento público, tornando-se assim, um mecanismo de defesa da sociedade.

     A Internet é um campo sem limites, é uma área sem controle de ideologias, tanto na busca como na divulgação das informações. Restrições e cuidados com relação ao seu uso, como a falta de capacidade e conhecimento dos usuários é normal, assim como, em outras épocas houve com o telefone, o rádio e a televisão.
As notícias não deixarão de ajudar na construção da realidade, simplesmente, por que algum leitor discorde em favor da defesa pessoal da sua opinião. As informações são e sempre serão divulgadas, goste você ou não. Cabe aos leitores, espectadores e internautas filtrarem os conteúdos de acordo com suas percepções.

     Sendo assim, a liberdade de opinião não deve ofender pessoas supostamente esclarecidas e vale lembrar que vivemos em um Estado de Direitos, e todos, absolutamente todos, têm estes direitos. Subjugar ou descaracterizar posições, indivíduos, instituições e ideias é uma atitude antidemocrática que não combina com a elevação intelectual. A não ser, que os pensamentos funcionem, realmente, como propaganda dos interesses das elites e grupos econômicos que impõem a supremacia dos grupos midiáticos. Discorde de ideias, não das pessoas. Ataque ideias, não as pessoas. Discuta posições antagônicas, não a personalidade ou formação acadêmica e moral. Os conceitos morais são pertinentes a cada indivíduo. Se para você, o roubo de uma flor do jardim do vizinho tem um peso diferente do roubo da verba da merenda de uma escola pública, apesar de discordar, respeito. Afinal, quem atira a primeira pedra é sempre quem tem telhado de vidro.

Jorge Castro

Anúncios
%d bloggers like this: