JORNALISTA JORGE CASTRO

Início » Uncategorized » ESPECIALISTAS DIVIDEM PESSOAS EM GRUPOS

ESPECIALISTAS DIVIDEM PESSOAS EM GRUPOS

images (2) Segundo especialistas da empresa Hicon Consultoria, peritos em gerenciamento comportamental,  os seres humanos são divididos, basicamente, em quatro grupos: dominante, influente, estabilidade e cautela. Além disso, estes grupos possuem características motivadoras, evitam ou temem alguns assuntos e ações e utilizam, sucessivamente, alguns dons naturais pertinentes a sua personalidade e caráter.

     Seguindo a análise desses grupos, os indivíduos considerados dominantes se satisfazem em obter resultados corretos, adoram estar no comando das situações, têm o dom de fazer abordagens rápidas, admiram o progresso pessoal e são movidos a riscos e mudanças constantes. Os integrantes deste grupo evitam ao máximo a perda do  controle, a demostração da fragilidade, acreditam que a monotonia pode levar a depressão e, principalmente, não suportam ser passados para trás. Os dominantes usam, excessivamente, a manipulação de pessoas e situações em benefício próprio, buscam sempre novos desafios e promovem mudanças constantes.

     Já os influentes não são muito adeptos dos detalhes e trabalham com muita alegria, o que facilita a interação com os outros. Lidam muito bem com os sentimentos alheios. Por outro lado, detestam levar a culpa, ter sua imagem afetada e perder o afeto dos companheiros. Possuem picos de explosões emocionais, adoram reuniões, debates, brincadeiras e não passam sem a verbalização dos seus sentimentos.

     Os indivíduos classificados no grupo da estabilidade são previsíveis em ambientes serenos e  altamente cooperativos, desde de que, cada um faça sua parte no ambiente de trabalho. Os estáveis temem confusões, instabilidade, turbulência, confrontos, expectativas e padrões sem muita clareza. Para satisfazer os outros, são capazes de ocultar suas insatisfações e usam excessivamente a modéstia e a tolerância.

     Finalmente, o grupo dos cautelosos. São elementos absolutamente exatos, analistas, precisos e impessoais. Suas abordagens são lógicas que seguem um alto padrão de desempenho. Consequentemente, este grupo se irrita facilmente com as críticas e não gosta de improvisações, além de  temerem emitir opiniões que podem ser questionadas, lidar com sentimentos e emoções não é o  forte deste grupo.

     Evidentemente, todos temos um pouco de cada grupo. O comportamento diário e as análises que fazemos de nós mesmos é que nos levam a possuir características predominantes de um determinado grupo. O mais importante é que temos a capacidade de raciocínio, o que nos permite mudar  comportamentos e atitudes, de acordo com as necessidades, seja em casa, no trabalho ou no simples convívio com amigos.

Jorge Castro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: