JORNALISTA JORGE CASTRO

Início » Uncategorized » MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

A inteligência é um mecanismo cerebral que nos facilita solucionar dificuldades, discernir entre o certo e errado – dentro dos conceitos sociais pré- -estabelecidos -, criar soluções e produtos, enfim, nos dá capacidade de opção e do desenvolvimento do raciocínio.

     O desenvolvimento da inteligência é proporcional ao entrosamento do indivíduo com o ambiente social e a quantidade de informações adquiridas ao longo do tempo. Atualmente, estas informações não podem ser reduzidas apenas ao aprendizado escolar. O mundo gira em torno de uma comunicação cada vez mais globalizada e tecnologicamente emaranhada nos difusores de informações, tais como a televisão, a internet, os CD-ROOMs e as televisões a cabo, dentre outros meios de aquisição de conhecimento.
    Entretanto, o grau de inteligência é consequência da carga genética que cada um de nós traz dos seus antecessores. Mas estudos científicos elaborados por especialistas na área da psicologia revelam, ainda muito superficialmente, que a inteligência pode ser estimulada e aumentada. Cada espécie traz, de geração em geração, uma carga genética que é desenvolvida em todos na mesma sequência, porém, com velocidades diferentes de amadurecimento que variam de acordo com os seres. Ou seja, existem variedades nas formações das estruturas individuais que formam os organismos com funções pré-definidas, estimuladas no momento certo de funcionamento. A isto chamamos de processo de maturação.
     Na formação de um ser, as células iniciais são do mesmo tipo e função. No processo de multiplicação destas células ocorre uma seleção, conforme as necessidades transmitidas pela carga genética da espécie, originando células especializadas nas formações dos diferentes tipos de tecidos que compõem os órgãos, aparelhos e sistemas, resumindo o princípio da complexicificação. Tais órgãos desenvolvem-se de acordo com as suas necessidades individuais de funcionamento, ou seja, assincronicamente.
 Por certo, caminhando com a maturação estrutural e funcional é necessário também, para a complementação da espécie, o processo de aprendizagem. O comportamento ético, moral e a forma física e psíquica do elemento da espécie é o fruto da maturidade e do aprendizado de experiências, treinamentos e ensinamentos em conjunto com o meio ambiente em que se vive.
     Por outro lado, o tempo é um fator que age no envelhecimento da inteligência e varia de indivíduo para indivíduo, assim como o amadurecimento ou a retração da inteligência dependem do comportamento social de cada ser.
     Por meio do conhecimento científico e neurobiológico, descobriu-se que o homem é constituído de “janelas de oportunidades”, que são o desenvolvimento das variadas percepções humanas, de acordo com o crescimento e o desencadeamento biológico. Originam-se assim, as inteligências múltiplas que determinam as expressões linguística, verbal, lógica-matemática, espacial, musical, sinestésica, corporal, naturalista e as inteligências pessoais (intra e interpessoal). Elas podem ser desenvolvidas equilibrada e harmonicamente entre si ou inibidas individualmente (uma ou mais) em favor do afloramento de outras inteligências.
     Atualmente, para se obter sucesso profissional, além da capacidade individual de desenvolver bem a profissão escolhida, é necessário ter a capacidade de interatuar em grupo. O relacionamento interpessoal, o autocontrole e o respeito às ideias e aos diversos comportamentos dos indivíduos que trabalham juntos são fundamentais para o bom desenvolvimento profissional de uma equipe.
     Todos nós possuímos várias inteligências que desenvolvem aptidões, habilidades, raciocínios e soluções para todos os direcionamentos profissionais. Entre as inteligências que se interagem, a emocional possui vários níveis que se completam, possibilitando uma integração e satisfação nos relacionamentos profissionais. A autoconsciência, o autocontrole, o autoconhecimento, a motivação, a empatia e a aptidão social capacitam o indivíduo, complementando o conteúdo curricular e aumentando suas chances no mundo competitivo.
Jorge Castro
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: