JORNALISTA JORGE CASTRO

Início » Uncategorized » RÁDIO: 24 HORAS DE JORNALISMO-O LIVRO DE MARCELO PRADO

RÁDIO: 24 HORAS DE JORNALISMO-O LIVRO DE MARCELO PRADO

https://jcastrorio.files.wordpress.com/2012/03/8587537067.jpg

      O livro “Rádio: 24 horas de jornalismo”, escrito pelo jornalista Marcelo Prado, publicado pela editora Panda em 2000, é uma síntese, tanto do funcionamento ininterrupto das emissoras de rádio, como das atribuições necessárias para se tornar um profissional de sucesso, estando ele, em início de carreira ou já inserido no mercado de trabalho. Em 138 páginas, o autor que iniciou sua carreira na Rádio Jovem Pan em 1984, permanecendo por quatro anos, passou pela Folha de São Paulo, Revista Isto É, e Rádio Eldorado onde assumiu a direção jornalística da emissora e criou o formato de reportagem com a participação do ouvinte como produtor de informações pelo telefone. Mais tarde, denominado pela Isto É, como “Ouvinte-Repórter”. A partir de  1998 assumiu a direção de jornalismo da Rede Bandeirantes.

     O autor apresenta as várias acepções de “notícia” e descreve com clareza as definições dos elementos comuns às “grandes noticias”, segundo o escritor Andrew Boyd. Os elos que aproximam estes fatos são descritos por Marcelo Prado como: proximidade, relevância, imediatismo, interesse, drama e entretenimento. O jornalista acrescenta que o ouvinte busca informações do dia a dia, dos locais próximos do seu cotidiano e de dados como hora certa, previsão do tempo, blecautes, alagamentos e trânsito. Assim como, os eventos de mau uso do dinheiro público, casos de corrupção, atos das autoridades, temas polêmicos gerados pelos indivíduos comuns da sociedade, novidades nas áreas da saúde e esportes. A participação popular é crucial para a aproximação do rádio com o ouvinte, tornando-o um cliente fiel. O autor dá dicas para quem vai escrever, se o assunto a ser abordado não se enquadrar nos descritos, anteriormente: verificar se o fato é importante, trágico, raro, o mais caro, o último ou o mais recente, se acabou de acontecer ou vai acontecer e não ser referente a intrigas de bastidores do âmbito político, pois, segundo Marcelo Prado, o ouvinte não está interessado nos assuntos ou subprotagonistas da política e economia, e sim nos de relevância à coletividade.

      Marcelo Prado deixa claro que a economia de palavras não significa destruir a língua portuguesa e que deve-se informar de forma natural utilizando-se de frases curtas em formas de manchetes. A edição das matérias requer uma preocupação com a forma do texto, o encadeamento dos parágrafos, leads e sub-leads e as sonoras devem contar com a experiência e o senso crítico do editor. O profissional que exerce periodicamente a edição adquire mais experiência, por conseguinte, mais conteúdo, aumentando sua probabilidade de ser um excelente repórter. Daí o argumento claro do autor, de que quem começa como editor em uma emissora tem a sensibilidade e o conhecimento necessários para atender aos anseios dos ouvintes. Aliados ao bom profissional, ainda estão a pronúncia correta das palavras, a importância do uso de artigos e indubitavelmente, o estabelecimento de métodos e técnicas de organização, aplicadas desde as reuniões de pauta, até a elaboração de um manual padrão da redação, O jornalista ressalta que o desafio da elaboração de uma pauta é diferenciar o papel de repercutir um fato, do de criar reportagens que possam repercutir, não só no rádio, como nos outros veículos. A exposição dos principais acontecimentos da madrugada, agrupada ao resumo dos fatos mais importantes do dia anterior são fundamentais para o funcionamento de uma rádio 24 horas, e publicados principalmente no horário de 5:00h às 10:00h, onde são registrados os maiores índices de audiência. Assim, a emissora cria uma atmosfera de confiança. Antenada com tudo que acontece ao redor do ouvinte.

     Em suma, o autor reúne todas as informações sobre como criar e produzir textos e reportagens radiojornalísticas além de explicar sobre o uso de técnicas especiais para despertar o interesse dos ouvintes pelas matérias. O livro resume de forma básica e direta tudo aquilo que o leitor, ouvinte, estudante e profissionais da área gostariam de saber e nunca tiveram a quem perguntar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: